sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Filhos!...

A decisão de ter filhos é para sempre!
Quando somos mãe ou pai devemos ter a plena convicção
de que nossa vida nunca mais será a mesma. Renúncia é  uma das virtudes que precisamos desenvolver em nós porque tanto a maternidade quanto a paternidade requerem que vivamos intensamente em favor de nossa prole.
Filhos são eternos e eterno também são os compromissos assumidos quando decidimos em tê-los. Educação, cuidados, carinho, afeto , religiosidade , formação do caráter, são alguns dos valores que devemos transferir a cada criatura que escolhemos ter sob nossa responsabilidade.
É lamentável quando vemos o abandono de crianças, quando lhes falta o mínimo necessário para viverem com dignidade e crescerem tendo uma vida normal e equilibrada. Pais que negam a paternidade e  se ausentam dos compromissos , tendo que serem levados à Justiça para alimentarem o filho, muitas vezes sendo necessário requerer a prisão do genitor para que possa cumprir o básico. Não pagam os alimentos e não regam os filhos com o entendimento e com a relação paternal que assumiu em algum momento de suas vidas, ainda que seja através de um encontro casual.
O Direito de Família está sempre atento a essas anomalias familiares, buscando sempre desempenhar o papel de guardião da sociedade, tentando ao menos suprir , ainda que seja materialmente  falando, as lacunas deixadas pelo desamor e pela irresponsabilidade.
Ontem ficamos com o coração partido ao vermos em um  telejornal  o assassinato de um bebê de oito meses, vítima de própria mãe viciada em drogas. Sabemos que o vício é um problema social de grandes dimensões, mas também não podemos nos omitir perante atrocidades de natureza alguma e perante tamanha crueldade. Os animais cuidam de suas crias com desvelo e ferocidade, protegendo-as conforme seja possível e lamentavelmente o ser humano abandona, mata e despreza  o que temos de sagrado em nós, a bênção da maternidade e da paternidade.
Aos pais e mães do coração, rendemos nosso pleito de admiração porque cuidam e amam os filhos que não foram gerados em si mesmos.Amor incondicional e sem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário