quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Benefícios da canela para sua saúde

A canela é rica em nutrientes como fibras, cálcio, ferro, zinco, manganês e vitaminas do complexo B, além de compostos antioxidantes, que exercem papel importante contra o envelhecimento da pele e o aparecimento de diversas doenças.
O consumo regular de canela ajuda a reduzir a glicemia(taxa de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes ou glicemia aumentada. Isto acontece porque este alimento melhora a ação da insulina(hormônio responsável pela captação da glicose do sangue), estimula o metabolismo da glicose e inibe enzimas que aumentam a absorção de glicose no intestino após a alimentação.Estes benefícios são comprovados através do consumo de  colher de chá de canela ao dia, inserida em um programa de alimentação adequada proposta por um nutricionista.
Além do seu efeito na glicemia, o consumo regular de canela aliado a hábitos de vida saudáveis ajuda a reduzir o LDL(colesterol ruim) e os triglicerídios sanguíneos,mostrando benefício à saúde cardiovascular.
A canela também apresenta propriedade antifúngica e pode ser utilizada para auxiliar o tratamento de candidíase oral e vaginal.
Na culinária, é utilizada como condimento aromatizante, conferindo sabor a bebidas, frutas, canjica, mingaus , compotas e molhos. Mas lembre-se, o consumo de doces contendo açúcar ou adoçante deve ser consumida através de chás terapêuticos, apresentando os mesmos benefícios em relação à glicemia. Pode ser feito o chá apenas com a canela ou com diversas ervas e frutas, acrescentando-a para um sabor mais diferenciado.

Fonte: Revista OAB-MG- Edição Especial 2014.