sábado, 2 de março de 2013

Mulher!..
 'Um assunto que merece uma atenção maior do que lhe é dada nos dias de hoje diz respeito ao papel desempenhado pela mulher na sociedade brasileira. Cada vez mais as mulheres vêm conquistando seu espaço. No entanto, podemos perceber que mesmo com esse crescimento, as mulheres ainda sofrem diversos tipos de repressão. Verificam-se inúmeros resquícios de uma sociedade patriarcal, moldada a partir de princípios e valores machistas que sugerem a dominação do homem sobre a mulher em diversos aspectos da vida social. Ora, tal discriminação já passou da hora de acabar, uma vez que as mulheres vêm demonstrando cada vez mais que são tão capazes quanto os homens para exercer qualquer tipo de atividade.
Co relação ao campo profissional, sabe-se  que a área de atuação da mulher foi prioritariamente o privado; o público sempre foi restrito, ainda mais no que diz respeito à candidatura a cargos em partidos políticos, além da proibição do exercício de algumas profissões.
Em meados do século XX é que foi possível se falar na inserção da mulher na vida pública, mesmo que limitada. Os elementos da cultura patriarcal contribuíram muito para a violação dos direitos das mulheres. Antigamente, por exemplo, as mulheres eram consideradas relativamente incapazes, não tinham direito ao voto e lhes era vedado o exercício de inúmeras profissões .
Verifica-se, todavia, grandes progressos ocorridos nas últimas décadas. Vale ressaltar o exemplo da presidente eleita do Brasil Dilma Rousseff.
Determinados padrões de comportamento da sociedade são importantes para consolidação da regras jurídicas, como o estabelecimento pleno de igualdade, o fim da discriminação, a eliminação da violência contra a mulher, a isonomia para fim de remuneração e oportunidades de ascensão profissional.
A presença cada vez mais das mulheres no mercado de trabalho, sobretudo nas profissões  relacionadas ao Direito, auxilia a quebra de preconceitos. A paridade entre os sexos é um objetivo que tende a ser alcançado sempre, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por uma sociedade que ainda tende a seguir alguns resquícios essencialmente patriarcais. O trabalho da OAB/Mulher de Minas Gerais é mais um esforço para reafirmar os direitos da mulher a nossa disposição de vê-los efetivados." 
Luis Cláudio da  Silva Chaves
Presidente da OAB/MG   

Nenhum comentário:

Postar um comentário