quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A luta pela independência feminina tem sido árdua no decorrer da História. Muitas perderam a própria vida por manifestarem sua tendência religiosa, a exemplo de Joana D'Arc, Joana de Cuza, que morreram queimadas porque sustentaram até o final sua fé no Cristo Jesus.
Com o passar dos tempos e com a evolução cultural muitas se destacaram no cenário artístico do país e do mundo. Chiquinha Gonzaga na música, Tarsila do Amaral na pintura, Cecília Meireles na literatura e assim muitas outras que fizeram história e  levaríamos dias e noites citando seus nomes.
No cotidiano popular vemos o exemplo de mulheres guerreiras e anônimas que passaram a ser chefes de suas casas e responsáveis pela manutenção e preparo dos filhos para enfrentarem o mundo. Grande tem sido o avanço para conquistarem seu espaço, mas ainda e infelizmente notamos que o homem continua tendo maior remuneração no mercado de trabalho.
As mulheres já se destacam na política, nas artes, nas profissões liberais, nas delegacias de polícia , na indústria e no comércio. São donas de suas vidas, de sua opção sexual, de seu patrimônio material, que constrói com o próprio esforço.
Muito ainda temos que avançar, mas muito já foi conquistado e precisamos constatar essa realidade. Mulheres mães, mulheres esposas, mulheres donas de seus negócios, mulheres na lida, mulheres no mundo, livres e soberanas! Mulheres que amam, que sofrem,  que trazem a vida à terra, que vivem seus dias intensamente e que são as guardiãs da família. A luta prossegue e nenhuma forma de pressão poderá mudar a trajetória das guerreiras mulheres!.... Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário