segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Assédio Moral e Sexual!..

É tão antigo quanto o trabalho!...

Com o passar dos tempos e com os direitos que os trabalhadores foram adquirindo , felizmente hoje em dia ninguém mais necessita ficar calado quando se sente assediado moralmente.
O assédio ocorre diretamente  do chefe para o empregado ou do superior hierárquico, variando as situações.
Existem casos em que o empregado é tão moralmente assediado, passa por tantos constrangimentos que não lhe resta outra alternativa senão a de pedir contas ou demissão, conforme queiram denominar a atitude. O trabalhador é forçado a deixar o trabalho por causa da pressão psicológica que sofre todos os dias. É alto o índice de pessoas doentes em função dessa desumanidade e abuso de poder.
Existe o outro tipo de assédio, conhecido como sexual, onde o superior usa de todo seu poder patronal  para coagir , principalmente a mulher para "prestar-lhe favores" com seu corpo, em troca da garantia do emprego ou até mesmo promoção dentro da empresa , serviço público e até mesmo nos lares, onde as empregadas domésticas, são quase sempre as maiores vítimas.
Muitas vezes as trabalhadoras e trabalhadores não se manifestam porque necessitam do trabalho para garantir-lhes a sobrevivência. Infelizmente, sabemos que essas ocorrências são frequentes, e apesar dos avanços no âmbito do direito, ainda temos muito que caminhar nesse sentido. Bom dia!....

Nenhum comentário:

Postar um comentário