quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Racismo e Preconceito

Desde os primórdios da civilização o mundo se depara com o Racismo e o Preconceito, duas formas abomináveis de segregação e desumanidade.
A História do Brasil tem uma enorme e inesquecível mancha nos seus anais   por ter escravizado os negros e tê-los mantido em condição sub humana. Triste e lamentável episódio, que felizmente foi amenizado pela Abolição da Escravatura. Apesar da libertação legal, a luta tem sido árdua para que nossos irmãos negros pudessem ser respeitados e tratados em igual condição, pudessem estudar, ter acesso ao mercado de trabalho, usarem o elevador da frente, ocuparem cargos públicos, serem protogonistas de novelas e de filmes. Enfim, uma luta constante e finalmente reconhecida, tendo como respaldo os Direitos e Garantias da pessoa humana, estabelecidos em Lei. Ainda existem resquícios do preconceito racial, mas acredito que aos poucos e com  a evolução gradativa  da criatura humana seja esse ranço  banido  por completo do Planeta, esse absurdo imoral e contrário à Lei de Deus, que tem  por princípio básico a igualdade entre irmãos, independentemente  da cor da  pele.
O preconceito é outra forma indigesta de convivência e como o próprio nome encerra é um julgamento antecipado que se faz sobre uma pessoa, um grupo, ideias e atitudes. Infelizmente, temos assistido formas absurdas da Homofobia, que é o tratamento intolerante e imoral de pessoas que não aceitam a opção sexual do outro, e em muitos casos cometem atos desatinados de agressão física, culminando com o óbito da vítima. Espero também que esse crime seja punido com rigor e que todos sejam respeitados por suas escolhas pessoais.  Acreditamos  que o diferencial das pessoas está no seu caráter, na sua postura, na ética, no trabalho digno que labora,  na vida descente que leva e no bem que pratica, seja negro, homossexual , índio, católico, evangélico, espírita... Somos sim, pela Constituição Federal iguais perante a Lei e que cada dia essa consciência se faça presente em nossas vidas , que a Justiça seja para todos, sem privilégios de qualquer natureza. Bom dia!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário