sábado, 26 de janeiro de 2013

Envelhecer!...

O poeta, músico e compositor, Gonzaguinha, inteligente em suas palavras , canta e exalta o dom maior que temos-- a vida. O verso diz: "a vida é a batida de um coração,
 é doce ilusão, maravilha, sofrimento..."Todavia, é preciso Viver e não ter a vergonha de ser feliz!
Viver a cada dia, deixando-se deslumbrar pela expectativa de criar e recriar a ação de viver, ultrapassando cada etapa e firmando nossa posição no mundo. Estar nele de peito aberto, ensinando, aprendendo, caindo e levantando, mas com firmeza e muita esperança de que todos os dias é o melhor momento para construirmos a felicidade.
Cada momento do viver traz seus encontros e desencontros e somos pessoas em um única pessoa. Criança, jovem, adulto, idoso, homem ou mulher.
Envelhecer significa ter superado muitas etapas, reunindo experiências múltiplas, anseios e realizações na estrada da existência. Viver com 60, 70,100 anos ou mais parece uma aventura que necessita ser bem recebida e cultivada como parte importante do ciclo  existir.
Importa-nos considerar que a população idosa está crescendo no Brasil e com qualidade de vida. As pessoas têm buscado viver melhor, procurando cuidados com a saúde física e mental, o que lhes proporciona mais alegria , disposição e bem estar.
 "Em português, envelhecer  tem no seu radical a palavra velho, que em nossa cultura reúne a ideia de coisa estragada, que perdeu seu uso, que deve ser descartado. Em Inglês, a palavra old significa velho. Para envelhecer usa-se aging, palavra que tem como radical age, que na tradução para o português  é idade. Logo, aging significa acrescentar idade.
Em japonês utiliza-se o termo Karel. Este tem em seu radical Kawaeru, que significa somar, acrescentar." Então, que sigamos os termos de outras culturas para nos dirigirmos aos idosos, com respeito, com gratidão e também com a certeza de que eles têm muito a nos ensinar.
Saber envelhecer é sabedoria. A vida é dom de Deus, intensa e plena. Viver um dia de cada vez experimentando o sabor de fazer o próprio caminho e chegar bem ao seu final. E recomeçar  sempre, fazendo outros e novos caminhos.
'Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência e da sua fé"! Boa tarde e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário