terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Idosos e Sofrimento!...

Ontem assistimos mais uma vez atônitos, em um jornal televisivo,  os horrores sofridos por   uma senhora idosa,   completamente indefesa , maltratada por sua "cuidadora" e pela cozinheira da casa. Uma cena própria de tortura física,moral e desumana. Certamente, que não veremos isso em nenhum outro grupo dos seres chamados irracionais, que convivem perfeitamente bem entre si  e cuidam uns dos outros de maneira amorosa.
Segundo as estatísticas, a violência contra os idosos cresceu assustadoramente em 200% no ano de 2012, índice extremamente alarmante e que requer medidas judiciais e sociais, ainda mais severas, mais eficazes.
A violência contra os idosos podemos considerar um dos atos mais vis e covardes que existem. Pela fragilidade física e emocional , o idoso é indefeso e muitas vezes atrelados à cadeira de rodas ou ao leito de dor,  não reúne condições para se defender ou sequer gritar por socorro.
Segundo as mesmas estatísticas, o sofrimento tem origem muitas das vezes por parte dos próprios familiares, que vêm como um peso a presença do seu idoso em suas casas e curiosamente esses mesmos familiares sobrevivem às expensas da vítima, gastam a sua aposentadoria e tudo que podem usurpar.
O abandono e a violência contra o menor, o  incapaz e o idoso é crime tipificado no Código Penal Brasileiro e o responsável deverá ser punido com a pena privativa de liberdade, ou seja, deverá ser preso , principalmente se dos maus tratos resultar o Óbito ou lesões graves.
É preciso um cuidado redobrado quando colocamos pessoas em nossos lares para nos ajudar na tarefa com nossos pais ou parentes que estejam sob nossa responsabilidade. Pessoas de má índole, que somente visam o salário no final do mês, pessoas  desalmadas e interesseiras devem ficar longe desse compromisso  de cuidador de idosos e de doentes e devemos tornar público o ocorrido para que não consigam trabalhar em canto algum.
Temos por obrigação denunciar, chamar a polícia e os profissionais de saúde têm um papel de destaque neste contexto, uma vez que são eles a examinarem as vítimas e prestar-lhes os primeiros socorros clínicos.
A mobilização social deverá continuar ativa, no sentido de ficar atenta a esses horrores ocorridos nos lares e nas casas de repouso  e as políticas públicas também, no sentido de promover maior assistência à população idosa, que cresce no Brasil a cada ano.
Onde já se viu maltratar e desrespeitar os velhinhos e ainda mais os que não  podem se  defender!...
Cadeia para os algozes  e que permaneçam nela por muito tempo. É o meu pensamento e meu repúdio à atitudes destes e destas criminosas. Bom dia!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário